Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Wines & Whispers

Um blog para quem, como eu, procura descobrir, entender e partilhar as histórias que uma garrafa de vinho tem para contar.

Wines & Whispers

Um blog para quem, como eu, procura descobrir, entender e partilhar as histórias que uma garrafa de vinho tem para contar.

MUXAGAT Tinto 2011

Muxagat tinto 2011 (1).JPG

 A família Nicolau de Almeida tem uma fortíssima relação com o Douro e com a criação de grandes vinhos. Criação de Mateus Nicolau de Almeida, filho de João Nicolau de Almeida (enólogo da casa Ramos Pinto) e neto do mítico Fernando Nicolau de Almeida (criador do Barca Velha), os vinhos que cria reflectem o meio em que se encontra inserido e onde são fabricado. Reside em Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, onde são feitos alguns dos melhores vinhos Portugueses, e as uvas que utiliza para a produção dos seus vinhos provenientes da Quinta do Monte Xisto e da Quinta de Vale Cesteiros, na Mêda.

 

A expectativa era por isso elevada, tendo optado por decantar o vinho por aproximadamente 30 minutos para que todos os seus aromas se abrissem e tornassem a prova memorável para este vinho, num ano de colheita de ouro para o Douro

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_2782 (2).JPG

 

Notas de Prova :

 

Rolha em excelente estado, molhada na base e com alguma (pouca) progressão.

No copo, apresenta uma bonita cor granada carregada. Denso, impressiona desde logo pelo seu aroma a fruta madura.

Na boca, a confirmação absoluta que estava perante um grande vinho: frutos negros maduros e frutos do bosque, ligeiro toque vegetal, está ainda um pouco fechado e algo sisudo, com taninos vivos mas que não são agressivos . É um vinho potente, fruto do seu teor alcoólico (15%), pujante e que por isso aconselha calma no seu consumo. Carnudo, com uma acidez bastante equilibrada e fresco, termina longo e bastante persistente.

Claramente, ainda vai crescer em garrafa durante mais um par de anos, mas é já um grande grande vinho e que merece ser provado e disfrutado com boa companhia e boa comida.

 

Classificação Pessoal : 17,0 

 

 

Região Douro
Tipo de Vinho Tinto
Ano 2011
Produtor Muxagat Vinhos
Castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Souzão
Teor Alcoólico 15,00 %
Consumo Beber / Guardar

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Posts mais comentados

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.