Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Wines & Whispers

Um blog para quem, como eu, procura descobrir, entender e partilhar as histórias que uma garrafa de vinho tem para contar.

Wines & Whispers

Um blog para quem, como eu, procura descobrir, entender e partilhar as histórias que uma garrafa de vinho tem para contar.

CHAMINÉ Branco 2015

IMG_2780.JPG

 

Cortes de Cima é um dos nomes incontornáveis do panorama vinícola Alentejano e Português, com os seus vinhos equilibrados, sedutores e muito longos. As suas uvas provêm de duas zonas distintas: na Vidigueira, Cortes de cima conta com mais de 200 hectares de vinha, localizadas na encosta da Serra do Meandro e que benificiam da alta exposiçãosolar anual e dos seus solos ricos em argila para produzirem uvas de grande qualidade. Na Zambujeira Velha, mais 40 hectares de vinha que benificiam da proximidade do mar para produzirem uvas de qualidade branca (essencialmente Alvarinho, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Verdelho).

 

Em 1988, um casal americano-dinamarquês partiu num veleiro para encontrar um lugar onde constituir uma família e plantar uma vinha. Chegaram ao Alentejo, e numa terra de castas brancas plantaram variedades tintas. E assim começa a história dos vinhos Cortes de Cima.

 

Com uma larga gama de vinhos, Cortes de Cima tem-se afirmado ao longo dos anos com a sua capacidade de produzir grandes vinhos, colheita após colheita, mantendo uma qualidade assinalável. Pessoalmente, é uma marca que me agrada bastante e da qual não prescindo ter sempre algumas garrafas em casa.

 

Notas de Prova :

 

Rolha com defeito mas que ainda assim, conservou o vinho em bom estado.

Cor amarela palha, surge com nariz envolvente a frutos exóticos e leve floral. Na boca, apresenta-se como um vinho macio, untuoso, bem feito, com uma acidez correcta e notas de pêssego e alperce. Enche meia boca, num final médio, descomplicado e directo.

Claramente um vinho gastronómico, a beber desde já e que será facilmente apreciado no dia-a-dia, por todos nós e a fazer lembrar já os dias soalheiros que se aproximam para melhor o apreciar.

 

Classificação Pessoal : 15,5 valores

 

 

RegiãoAlentejo
Tipo de VinhoBranco
ProdutorCortes de Cima
Ano2015
CastasSauvignon Blanc, Verdelho, Viognier e Antão Vaz
Teor Alcoólico12,5%
ConsumoBeber

 

 

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Posts mais comentados

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.