Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Wines & Whispers

Um blog para quem, como eu, procura descobrir, entender e partilhar as histórias que uma garrafa de vinho tem para contar.

Wines & Whispers

Um blog para quem, como eu, procura descobrir, entender e partilhar as histórias que uma garrafa de vinho tem para contar.

CASTELLO D'ALBA VINHAS VELHAS Tinto 2014

IMG_2773.JPG

 

Há algum tempo que pretendia provar um clássico do Douro, a primeira marca de vinho lançado para o mercado por Rui Reboredo Madeira e que, de alguma forma, marcou o seu estilo e visão para os vinhos do Douro nos anos vindouros.

Produzido em São João da Pesqueira, um terroir de excelência para grandes vinhos, este Castello d'Alba Vinha Velhas tinto 2014 etagiou 18 meses em barricas de carvalho francês, com uvas provenientes de vinhas velhas com mais de 40 anos em solo xistoso a 350 metros de altitude, prometia desde logo mostrar ser um grande vinho.

 

Notas de Prova :

 

Rolha em excelente estado, molhada apenas na base. Cor granada carregada, bordo do copo escuro, apresenta um nariz muito interessante a frutos maduros vermelhos e negros, com notas violeta e esteva.

Na boca, mostra-se um vinho elegante e moderno sem nunca perder a alma característica dos vinho do Douro, complexo, com taninos redondos e maduros, acidez correcta e bastante fresco, especiado e com suaves notas de baunilha provenientes do seu estágio em barrica de carvalho.

Termina muito expressivo, longo e persistente, mostrando claramente ser um grande vinho, pronto a ser saboreado desde já mas com um elevado potencial de envelhecimento em cave, pelo que se aconselha a guarda de alguma garrafas para os próximos anos e avaliar a sua evolução.

Gostei bastante, e para o preço, é um "must have" em qualquer cave.

 

Classificação Pessoal : 17,0 valores

 

 

Região

Douro

TipoTinto
ProdutorRui Reboredo Madeira
Ano2014
Teor Alcóolico14%
Castas

"Field Blend" de vinhas velhas, com predominância

de Touriga Nacional, Tinta Amarela, Tinta Barroca,

Tinta Francisca, Tinta Roriz, Touriga Franca e Souzão

ConsumoBeber/ Guardar

 

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Posts mais comentados

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.